terça-feira, 18 de maio de 2010

Atividade nº 1 - Música Kid Vinil - Zeca Baleiro

2 comentários:

  1. 1) “Existe toda uma mitologia construída em torno da tecnologia e de seu potencial para melhorar nossas vidas, conduzindo-nos a uma sociedade melhor. Você já pensou sobre isso?”
    Sim... e muito por sinal. A tecnologia, as TIC’s estão ai, a nosso favor, caso tenhamos consciência de quer os resultados encontrados dependerão das questões procuradas. Por exemplo, se procurarmos informações, conhecimento diversos, diversões saudáveis, novas ferramentas para o uso na sala de aula, com certeza estaremos a caminho de uma sociedade melhor sim! Porém, o caminho escolhido pode ser outro e os resultados bem prejudiciais. Através dos celulares, muitos seqüestros são combinados, através do computador muitos pedófilos combinam encontros com suas presas (fáceis).
    Não é a tecnologia que me preocupa, mas aquele que a usa!

    2) “Você acha que a tecnologia da informática tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras? Se sim, de que modo? Se não, por quê?”
    Não... não creio. Continuo tendo certeza que é o homem quem rege o universo e enquanto uma transformação interior não for feita, nada mais será mudado. Por quê? Porque é ele quem dita as regras. É ele quem usa e abusa, inclusive da informática. E cabe a ele escolher como usar as tecnologias a seu favor ou não (Lê-se “somos nós” onde está escrito “é ele”).

    3) Que resistências você tem com relação à tecnologia? Tais resistências estão relacionadas com um posicionamento crítico ou apenas com a dificuldade de lidar com tal aparato?”

    Nenhuma. Sou faminta por aprender e exercer tudo o que aparece na minha frente.

    4) Indique algumas aplicações da informática na educação. Acredita que o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica? De que modo?

    Claro que sim. Assim como o quadro e giz, o DVD, o radinho portátil... todas as TIC’s têm o papel de ajudar no aprendizado, levar o aluno mais longe que puder. Através de um bom filme, vai-se à lugares ou passados longínquos. Através da música, à culturas e conceitos desconhecidos. Através do computador... há muitos lugares, teorias, práticas...
    Mas depende do professor, dedicar um tempo na pesquisa daquilo que se quer oferecer. Escolher entre os vários sites, um que melhor se encaixa com a realidade da turma ou com que o que está sendo proposto.
    Uma aula com recurso tecnológico, segue a rotina de uma aula comum. Tem que ser planejada!

    ResponderExcluir
  2. oi bom final de semana
    estou testando se aprendi
    ta

    ResponderExcluir