Atividade nº 2 - Raquel Marina
Produção de texto a respeito do texto :Educação pessoal libertadora  escrito por José Manuel Moran
Quando mencionamos  liberdade nos remetemos à memória do mestre Paulo Freire ,que em sua  complexa simplicidade de ver a educação nos deixou um legado precioso de  como ver a educação  sob a perspectiva de um olhar amoroso e  comprometido com o bem estar do educando .
       De acordo com  Freire: " ... A liberdade ,que é uma conquista ,e não uma doação ,exige  uma busca permanente .Busca permanente que só existe no ato responsável  de quem a faz .Ninguém tem liberdade para ser livre : pelo contrário ,  luta por ela precisamente por que não a tem ."E é nesse modo simples de  relatar a liberdade que enxergamos a educação com o propósito de mudança  do estado crítico atual. Para Paulo Freire a educação é um processo de  humanização, é sair de seu estado bruto através de uma relação com o  mundo. Como ele próprio diz  :"Ninguém educa ninguém se educa a si  mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo".
        Educar é muito mais que simplesmente ensinar algumas coisas, é  ampliar horizontes, motivar nossos alunos para viver melhor e alcançar  seus objetivos de forma honesta e interessante.
       Enquanto  muitas pessoas se preocupam com futilidades, com aparências, com  ganância de possuir bens materiais, essas pessoas não tiveram educadores  e nestas condições a educação foi falha, por que esse aluno não cresceu  como pessoa e sim como alguém que tem um diploma nas mãos.
        Na educação pessoal precisamos olhar o todo e aprender a gerenciar  nossas vidas. Por isso, precisamos orientar nosso aluno para uma melhor  qualidade de vida e realização pessoal.
       A Educação  Libertadora difere de treinamento ou da simples transmissão de  informações. Significa a criação de um senso crítico que leve as pessoas  a entender, comprometer-se, a elaborar propostas, cobrar e transformar  –se . A tomada de consciência ajuda a quebrar todas as formas de  alienação, possibilitando a descoberta do real e de sua superação, a  criação de uma estratégia, de novo, do futuro, da vida, sempre.
        O Educador é um pólo do diálogo que, em geral, toma a iniciativa  do processo. Não é o guia genial que faz a cabeça. Sua tarefa é educar ,  assessorar, facilitar o acesso e ajuda a sistematizar.
       A  educação pode ser a grande responsável nesse processo de identificação e  "libertação" do individuo, fazendo com que cada um possa se reconhecer  como único no mundo, porém sem perder a noção de que os outros também  têm suas próprias identidades, isso criará uma noção de respeito mútuo  que será de grande valia para o indivíduo e para a sociedade.
Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/educacao.htm
 
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