segunda-feira, 14 de junho de 2010

Mudar para melhor

Atividade nº2 - Poliana
José Manuel Moran, especialista em projetos inovadores começa o texto “Educação e Tecnologias: Mudar para valer!” dizendo que a tecnologia tem revolucionado nossa vida cotidiana. Isto é será que queremos que ela mude?
Ele trouxe esse assunto para o lado da aprendizagem, tanto presencial como a distância.
O estudo a distância é um método que apesar de muitos acharem que são de baixa qualidade, tem se mostrado satisfatório, os cursos presenciais tem ficado de alguma forma monótonos e sem inovação alguma, diferentemente do a distância em que os recursos tecnológicos são usados para melhorar os conteúdos a serem aprendidos.
Assim como Moran , acho que muito depende de como são feitas as coisas. A qualidade do ensino vem de estabelecermos ações que facilitem a aprendizagem.
É lógico que a escola continua sendo uma referência importante, mas a mesma não pode ficar inerte a tantas mudanças sociais e se tornar assim um lugar retrógrado e pouco estimulante.
Infelizmente, muitos tem certo medo de mudar, modificar seus métodos, com medo de fracassar e por isso continuam parados no tempo, tempo este que não para.
Mas com certeza hoje é o dia, chegou a hora de professores, alunos e administradores avançarem e organizarem currículos mais flexíveis, aulas inovadoras, diferentes e que chamem a atenção, e que não só chame a atenção, mas que prenda a atenção do aluno.
Sabemos muito bem que as escolas sozinhas não conseguiriam acompanhar toda essa gama de novos métodos, mas com o apoio das secretarias de educação, isso é possível.
Temos atualmente salas de informática bem equipadas nas escolas de nosso município, o que precisamos são de professores qualificados para que os mesmos possam fazer de suas aulas um diferencial na construção de alunos ativos e informados.
A palavra de ordem é MUDAR, mudar para melhorar a qualidade de ensino, sempre pensando no bem estar dos alunos.

Fonte: http://www.eca.usp.br/prof/moran/educatec.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário